Notícias

Quanto tempo demora o inventário de uma herança?

Via de regra, o inventário é processado através de uma ação judicial, porém, se não existir testamento, se todos os herdeiros tiverem capacidade civil e estiverem de comum acordo no que se refere aos termos da partilha de bens, o documento poderá ser processado através de uma escritura pública. Em qualquer uma dessas formas, será sempre necessária a presença de um advogado ou de um defensor público.

O processo de inventário deve ser aberto no prazo de 60 dias, a contar da data do falecimento. Caso tal prazo não seja devidamente respeitado, o estado instituirá uma multa pelo atraso. Os inventários processados através de escritura pública são bem mais rápidos do que os que são processados por ação judicial.

Na primeira hipótese, o tempo entre a abertura e o encerramento do processo é de três a seis meses, enquanto o inventário judicial oscila entre um a três anos, devido à divergência entre os herdeiros no que se refere a partilha, avaliação dos bens e pagamento de impostos.

Lembrando que, quando não são preenchidos os requisitos que permitem o inventário extrajudicial, o judicial torna-se, automaticamente, obrigatório.

A partir daí, considerando-se que o processo judicial costuma ser burocrático e, consequentemente, demorado, é necessário saber que existem duas modalidades de inventário judicial que podem prever mais rapidez ao procedimento.

Na primeira modalidade, havendo consenso entre os herdeiros (no que se refere à partilha de bens do falecido), aliado ao fato de que todos os herdeiros sejam capazes nos termos da lei, o processo de inventário com certeza será processado de forma bem mais rápida, mesmo sendo por meio judicial. É o chamado arrolamento de bens.

Inclusive, essa modalidade torna-se mais rápida do que o inventário comum, já que existe a antecipação de algumas fases do processo e as discussões entre os herdeiros não existem, já que houve consenso.

A segunda modalidade ocorre quando, mesmo que não haja consenso, o patrimônio inventariado não ultrapasse o teto de mil salários mínimos. Em outras palavras, sempre que o patrimônio deixado não extrapole o valor máximo de aproximadamente um milhão de reais, poderá ser pleiteado o ‘procedimento sumário de inventário’, o que garantirá uma partilha mais rápida entre os herdeiros.

Para acelerar o processo de inventário, a família pode, antes da contratação de um advogado, verificar o acervo patrimonial (bens, direitos e dívidas), e a situação de cada bem que o falecido deixou. É de suma importância também apurar se há a existência de testamento feito em vida.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (011 95839-2767), ou clicando no link: http://whats.link/mseadvogados, ou pelo telefone fixo (011 2614-5864). Será um prazer orientá-lo.

PRECISA DE AJUDA NA REDUÇÃO DO SEU ITBI?

Conheça nossa assessoria especializada na compra de imóveis. Nossos advogados especializados oferecem:

– Calculo de procedimentos para redução no pagamento de ITBI.

– Emissão correta da guia de ITBI.

– Isentar o pagamento de ITBI.

– Reaver dinheiro pago a título de ITBI.

– Analise de documentação do imóvel, para uma compra segura.

– Elaboração de contratos e resolução da parte burocrática da compra.

Para entrar em contato conosco, basta clicar no botão abaixo.

30 respostas para “Quanto tempo demora o inventário de uma herança?”

  1. Luciene nunes Moura disse:

    O pai do meu esposo faleceu temos uma casa em cima da dele queremos desmembrar o q fazer .meu sogro deixou também outra filha é esposa e deixou casa para esposa e a filha no mesmo terreno só queremos desmembrar a nossa o q fazer ele faleceu a 2 meses

    1. Odete dias de oliveira disse:

      Meu genro faleceu em um acidente de moto, fazia 20 dias que haviam se casados, porém estavam juntos há mais ou menos 10 anos, ocorre que meu genro colocava todos os bens adquiridos no nome do irmão, inclusive um dinheiro que ele deixou no banco, o irmão sacou, ,enfim, tinha vários bens ,carros casas de aluguel ,terrenos, e a moto da qual sofreu o acidente, o irmão receu em torno de 80 mil de seguro, não repassou nada p minha filha, até a casa que eles estavam terminando, o irmão pegou, Ela tem prova de tudo, que os bens eram do marido dela,mas não estão no nome,ela abriu um inventário, foram entregue os bens tudo para o juiz, quando o juiz pedir vai entregar as provas, ,A pergunta e, ela consegue ficar com alguma coisa? E quanto tempo isso demora para sair? Obs eles não tinham filhos, e eram casados com separação de bens..

    2. Agnel Luiz da silva disse:

      Faz quatro anos q o meu pai faleceu ! Porém nunca sai a resolução do juiz ? E está tudo pago faz segundo partes do meu irmão e mãe. Esta enrolando porque o juiz não dá a centenca! O q fazer ?

  2. Marcos Roberto Silva disse:

    Uma hipótese de um inventário três concordam e três não concordo quanto tempo leva para sair o inventário

  3. Jorge Luiz Alves da Silva disse:

    12 anos na mãos de um advogado já e foi pago um valor de 3.500

  4. Jerry Teixeira Ferreira disse:

    Bom dia!!! Como eu faço p/ saber se tenho direito a uma herança?

  5. Marcos Aurélio Rezende disse:

    Boa tarde!
    Abri um inventário em 2018, tem 5 imoveis . no momento ele se encontra em ” mandado de avaliação ” o que significa? Nessa etapa que se encontra , demora muito pra chegar ao final do inventário?
    Alguém pode me esclarecer essa minha duvida.

  6. Michele Alves disse:

    Minha sogra é viúva, e um dos Filhos mora no sítio que foi deixado pelo seu falecido esposo, Ela que sua parte no sítio mas seu filho não quer entregar, é possível que ela consiga desmembrar sua parte da terra sem ser obrigatório o inventário judicial ?

  7. Luís Fernando disse:

    Boa tarde..

    Meu nome é Luis Fernando, Minha mãe faleceu em março de 2020, minha irmã fez o inventário, somos em três irmão, o valor do imóvel ficou em380 mil , ou seja 116 mil para cada um,porém em fevereiro desse ano ela deu 40.000.00 mil reais para mim e minha outra irmã, aceitamos na boa o inventario na boa, ela disse que vai pagar o restante quando sair o inventário, minha pergunta é:
    Quanto tempo agora demora para sair o inventário ?
    Obrigado…

  8. Sítio pequeno sem documentos POSSE pode entrar no inventário ou pode vender .Mais como fica a tranferencia a viúva e os filhos do falecido que documento pode fazer na transferência gostaria de saber são divididos em parte iguais obrigada

    1. 50% e da viúva
      Outros 50% divide pros filhos.
      Assim segue em todas posses .

  9. Bom meu pai a 12 anos esta no comando de fazer a partilha de bens porem se nega a fazer como devo proceder nesse caso existe empresa chamada Rodrigues e Pazini LTDA que teriamos que ter participação ter voz e o mesmo nao acontece porem nossa vida esta nas mãos de uma doutora chamada Iara que é parente da familia e necessito de ajuda para me desvincular dessa guerra pois a muitas brigas e nada acontece

  10. Faz 5 anos foi dado entrada no inventário ja foi pago todos impostos. Tenho uma filha menor ate agora não houve despacho. E normal?

  11. HERMES GHILARDI disse:

    meu: Hermes Ghilardi
    comprei um terreno, tenho contrato de compra e venda, mas o proprietário faleceu, faltando cinco mil reais para pagar.
    pergunta: vou ser prejudicado quando fizerem o inventário.

    1. Minha mãe morreu deixo uma casa de 200.000 reas são 10 filhos só que um morreu aú nascer outros estão desaparecidos como eu posso fazer pra vender essa casa

  12. Minha madrasta fez o inventário como se eu nao existice deu duas casas e uma camionet pro meu irmão adotado e ficou com o resto do patrimônio sendo que ao todo era 6 casas e uma camionet…meu irmão vendeu as casas e o carro e faleceu também entrei na justiça fiz um novo inventário ja faz 6 anos a madrasta aluga as casas e eu não recebo parte alguma desses alugues

  13. Maria Cristina Lima disse:

    Sou a única herdeira em testamento de uma propriedade no Tatuapé essa pessoa que me colocou como herdeira não tem nenhum laço sanguíneo comigo e não marido, filhos nem pai nem mãe só tem irmã e sobrinhos eu corro o risco dos sobrinhos entrar na justiça para contestar o testamento feito em 2011

  14. JANIO MATOS DA SILVA disse:

    MEU IRMAO MORREU EM ABRIL DE 2021, NAO TINHA FILHOS E NEM ESPOSA, MINHA MAE( 93 ANOS) JUNTO COM UM NETO E UMA ADVOGADA NOS PROIBIRAM( 5 IRMAOS) DE ASSISTIR O INVENTARIO, OCULTAÇÃO DE PATRIMONIOS E DINHEIRO EM CONTAS BANCARIAS ESTAO SENDO FEITO PARA QUE NENHUM DOS FILHOS POSSA TER DIREITO, TESTAMENTO FOI FEITO DANDO 50% PARA O NETO DO QUE NAO FOI POSSIVEL OCULTAR. O QUE FAZER?

  15. bom dia minha mae faleceu e meu pai esta vivo os bens sao 2 casas uma ele mora 2 carros um e dele e tem uma conta bancaria . o que entra no inventario desses bens

    1. Olá Cleonice,

      Nossos sinceros sentimentos a você e toda a sua família.

      Tratando-se de óbito a abertura do processo de inventario é obrigatório. A lei, de uma forma geral, estipula o prazo de 60 dias para abertura sob pena de multa

      Para poder ajudar você corretamente, precisamos de mais informações sobre o caso. Pode deixar um número de Whatsapp ou telefone de contato, por favor?
      Ou ainda, se preferir, fale conosco diretamente pelo WhatsApp (+55 (11) 95859-7217), ou clicando no link: https://wa.me/message/FKLRSWMW3DV6E1

  16. Edisio Santana da Silva disse:

    Quanto tempo leva um inventário só para desbloquear as contas bancarias

    1. Olá Edisio,

      Pode haver algumas variáveis para responder corretamente à sua situação.

      Para poder ajudar você corretamente, precisamos de mais informações sobre o caso. Pode deixar um número de Whatsapp ou telefone de contato, por favor?
      Ou ainda, se preferir, fale conosco diretamente pelo WhatsApp (+55 (11) 95859-7217), ou clicando no link: https://wa.me/message/FKLRSWMW3DV6E1

  17. VINICIUS BALTAZAR CISTE DE OLIVEIRA disse:

    O inventário de partilha dos bens do meu pai já dura 8 anos e sem prazo para acabar.
    Fizemos via judicial pois uma das herdeiras tinha 17 anos na época. Hoje tem 25 anos e nada do inventário terminar.
    Todos os herdeiros estão de comum acordo com a partilha, o que pode estar ocorrendo?

    1. Olá Vinicius,
      Tratando-se se de inventário judicial, pode haver uma série de fatores que impedem a conclusão do processo, como por exemplo atualizações de certidões, cálculos, documentos, e tantos outros.

      Sendo assim para responder corretamente à sua situação teríamos que analisar o processo.

      Caso ainda tenha alguma dúvida, fale conosco diretamente pelo WhatsApp (+55 (11) 95859-7217), ou clicando no link: https://wa.me/message/FKLRSWMW3DV6E1

  18. Só em caráter de dúvida:
    Sou casada legalmente e temos 1 filho menor(6anos).
    Temos uma casa financiada, 1 carro no nome do meu esposo, ele tem contas em bancos digitais com valores investidos. Em caso de falecimento, o inventário poderia ser extrajudicial? Caso não , já que nessa situação atual só tem eu e o nosso filho como herdeiros, demoraria muito o inventário por via judicial?

    1. Olá Adriana,

      Devido ao filho menor (6 anos) o inventário obrigatoriamente precisa ser judicial. Mas considerando ser apenas um herdeiro o processo é bem mais rápido.

      Em relação aos custos, antes de qualquer coisa é importante falar com um Advogado especialista no assunto, normalmente existem soluções para pagamento ao final do processo ou parcelamento dos honorários, se informar é sempre a melhor alternativa.

      Para poder ajudar você corretamente, precisamos de mais informações sobre o caso. Pode deixar um número de Whatsapp ou telefone de contato, por favor?
      Ou ainda, se preferir, fale conosco diretamente pelo WhatsApp (+55 (11) 95859-7217), ou clicando no link: https://wa.me/message/FKLRSWMW3DV6E1

    2. Olá Adriana,

      Devido ao filho menor (6 anos) o inventário obrigatoriamente precisa ser judicial. Mas considerando ser apenas um herdeiro o processo é bem mais rápido.

      Em relação aos custos, antes de qualquer coisa é importante falar com um Advogado especialista no assunto, normalmente existem soluções para pagamento ao final do processo ou parcelamento dos honorários, se informar é sempre a melhor alternativa.

      Para poder ajudar você corretamente, precisamos de mais informações sobre o caso. Pode deixar um número de Whatsapp ou telefone de contato, por favor?
      Ou ainda, se preferir, fale conosco diretamente pelo WhatsApp (+55 (11) 95859-7217), ou clicando no link: https://wa.me/message/FKLRSWMW3DV6E1

  19. Omeu pai faleceu somos 5 irmaos um vive n’a Casa do meu pai mas tans de sair qual e o prazo para sair

  20. Tenho uma pergunta
    Meu marido faleceu tem 1 ano minha enteada
    Entro com o envetarrio ….só que a casa que morávamos juntos estou nela e minhas 3 filhas que tenho com ele 2 de 17 gemia e uma de 14
    A casa e em uma aria verde
    Mais tem um carro c4 que tbm ficou e está no nome de
    O filho dele colocou fogo tem 15 dias ….foi fazer uma ponte em fm obs ……tenho que pagar para o advogado defender minhas filhas no envetarrio se ja faz um ano e minha enteada não sitou até agora os bens obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESCRITÓRIO BRASÍLIA

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

© 2020 copyright – Mendes Matias Martins Advogados e Consultores